capa-regras-futebol

Θ EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES Θ

Segurança

Os jogadores não podem usar nenhuma equipamento ou qualquer tipo de objeto que seja perigoso para eles mesmo  ou para os demais jogadores (Incluindo qualquer tipo de joias).

Equipamento Básico de Futebol

O equipamento básico obrigatório de um jogador é composto das seguintes peças:

  • Camisa com manga: caso seja usada roupa por baixo da camisa, as mangas dessa roupa deverão ter a cor principal das mangas da camisa;
  • Calção: caso sejam usadas malhas térmicas interiores, curtas ou longas, essas deverão ter a cor principal dos calções;
  • Meiões – se forem usadas cintas adesivas ou outro material similar na parte externa, elas deverão ter a mesma cor que a parte das meia sobre a qual estiverem sendo usadas;
  • Caneleiras;
  • Chuteiras;

Caneleiras

  • deverão ser cobertas completamente pelos meiões;
  • deverão ser de borracha, plástica ou de um material similar adequado;
  • deverão oferecer uma proteção adequada;

Cores

  • as duas equipes usarão cores que as diferenciem entre si e também do árbitro e dos árbitros assistentes;
  • cada goleiro usará cores que o diferencie dos demais jogadores, do árbitro e dos árbitros assistentes.

Infrações/Sanções

Em caso de qualquer infração a esta regra:

  • o jogo não precisa ser interrompido;
  • o árbitro instruirá o jogador infrator a sair do campo de jogo para colocar em ordem seu equipamento;
  • o jogador sairá do campo de jogo, assim que a bola estiver fora de jogo, a menos que nesse momento, o jogador tenha colocado em ordem seu equipamento;
  • todo jogador que tiver de sair do campo de jogo para colocar em ordem seu equipamento, não poderá retornar ao campo sem a autorização do árbitro;
  • o árbitro deve assegurar-se de que o equipamento do jogador está em ordem antes de autorizá-lo a retornar ao campo de jogo;
  • o jogador somente poderá retornar ao campo de jogo quando a bola estiver fora de jogo.

O jogador que sair do campo de jogo por infração a esta regra e retornar sem autorização do árbitro, será advertido com cartão amarelo.

Reinício de Jogo

Se o árbitro paralisar o jogo para advertir com cartão amarelo o infrator:

  • o jogo será reiniciado com um tiro livre indireto, executado por um jogador da equipe adversária, do local onde a bola se encontrava quando o árbitro paralisou a partida (ver Regra 13 – Posição em tiros livres).

Decisão 1 do International F.A. Board

Equipamento básico obrigatório

O equipamento básico obrigatório não poderá ter lemas, mensagens ou imagens políticas, religiosas, nem pessoais.

O organizador da competição ou a FIFA punirá a equipe infratora de um jogador cujo equipamento básico obrigatório tenha lemas, mensagens ou imagens políticas, religiosas ou pessoais.

Roupa Interior

Os jogadores não podem mostrar qualquer roupa interior que tenha lemas, mensagens ou imagens políticas, religiosas ou pessoais, tampouco outra publicidade que não seja o logotipo do fabricante.

O organizador da competição ou a FIFA punirá a equipe ou os jogadores que mostrem em qualquer roupa interior lemas, mensagens ou imagens políticas, religiosas ou pessoais, ou outra publicidade que não seja o logotipo do fabricante.


Interpretação das Regras de Futebol e Diretrizes para Árbitros (Regra 4)

REGRAS 4 – EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

Equipamento Básico

Cores:

  •  se as camisas dos goleiros tiverem a mesma cor e nenhum dele tiver uma camisa ou agasalho reserva, o árbitro  deverá permitir que se inicie a partida

Se um jogador perder seu calçado acidentalmente e imediatamente depois jogar a bola e/ou marcar um gol, não haverá infração e será concedido o gol, uma vez que a perda do calçado foi acidental.

Os goleiros poderão usar calças compridas como parte de seu equipamento básico.

Outro equipamento

Um jogador poderá usar equipamento distinto do básico, desde que seu único propósito seja proteger-se fisicamente e não represente nenhum perigo para si ou para qualquer outro jogador.

O árbitro deverá inspecionar toda roupa ou equipamento diferente do básico para determinar que não representa perigo algum.

Os equipamentos modernos de proteção, tais como protetores de cabeça, máscaras faciais, protetores de tornozelo e de braço, feito de materiais maleáveis, leves e acolchoados não são considerados perigosos e, por isso, são permitidos.

Os protetores de cabeça, quando forem usados, devem:

  • ser de cor negra ou da cor principal da camisa (todos os jogadores da mesma equipe devem usar protetores da mesma cor).
  • estar de acordo com as exigências profissionais do equipamentos dos jogadores;
  • ser separados da camisa;
  • ser seguros e não causar nenhum risco para o jogador que o usa, nem para qualquer outro jogador (por exemplo: não ter o mecanismo para abri-lo ou fecha-lo em volta do pescoço);
  • não ter partes sobressalentes (protuberâncias).

Tendo em vista a nova tecnologia que oferece óculos esportivos mais seguros, tanto para o usuário como para os demais jogadores, os árbitros deverão mostrar tolerância ao permitir seu uso, particularmente no caso de jogadores jovens.

Se uma peça de roupa ou equipamento, que foi inspecionando no início da partida e avaliado como não perigoso, tornar-se perigoso ou for usado de uma maneira perigosa furante a partida, seu uso será proibido.

É proibido o uso de sistema eletrônico de comunicação entre jogadores e /ou comissão técnica.

Quando forem usados dispositivos com sistema de acompanhamento de jogadores (com aprovação da associação membro ou do organizador da competição):

  • estes não poderão oferecer perigo algum aos jogadores nem aos árbitros;
  • durante a partida não será permitida recepção nem uso na área técnica das informações ou dos dados transmitidos.

Joias

É estritamente proibido o uso de qualquer joia(colares, anéis, braceletes, brincos, pulseiras de couro, de plástico, etc.), que deverá ser retirado antes da partida. Não é permitido cobrir as joias com esparadrapo. Os árbitros também não podem usar adereços e/ou joias(exceto o relógio ou aparelho similar para cronometrar a partida).

Medidas disciplinares

Os jogadores deverão ser inspecionados antes do início da partida e os substitutos antes de entrarem no campo de jogo. Se um jogador for visto usando roupa ou joia proibida durante a partida, o árbitro deverá:

  • informar ao jogador que o item em questão deve ser retirado;
  • ordenar o jogador a sair do campo de jogo na primeira paralisação, caso ele não tenha podido ou não tenha desejado obedecer;
  • advertir com cartão amarelo o jogador se ele se recusar intencionalmente após ter-lhe sido solicitada a retirada do item, o jogador for visto usando o item novamente.

Se o jogo for paralisado para advertir com cartão amarelo o jogador, será concedido um tiro livre indireto para a equipe adversária do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado. (Ver Regra 13-  Posição em tiros livres).

Veja Também:

Load More Related Articles
Load More In Geral