05:56 pm
29 maio 2016

Supertaça Cândido de Oliveira e seus Campeões

A Supertaça Cândido de Oliveira, também conhecida como Supertaça de Portugal é  uma taça que se disputa anualmente entre o Campeão Português e o vencedor da Taça de Portugal. Sua primeira edição foi realizada na temporada temporada 1978/79, sendo que o Boavista FC o seu primeiro campeão. Uma regra importante é que no caso do mesmo clube vencer o Campeonato  Português e a Taça de Portugal a disputa fica entre o Campeão Nacional e o vice-campeão da Taça de Portugal. Tradicionalmente, a partida é disputada pouco antes do início da temporada nacional regular. Cândido de Oliveira, um entusiasta do futebol português, foi jogador do Benfica, técnico do Sporting Lisboa, Seleção Nacional de Portugal,  Porto e Flamengo, e jornalista esportivo, sendo um dos fundadores do jornal esportivo Bola.

A primeira Supertaça em 1979 foi definida em um único jogo. Em 1980 a segunda Supertaça não-oficial foi disputada e a primeira com jogos de ida e volta.

Com o sucesso das edições não-oficiais, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu promover a torneio anualmente com jogos de ida e volta e já com o nome Supertaça Cândido de Oliveira, sendo a primeira edição oficial realizada em 1981.

Percebendo o contínuo desinteresse pelo torneio e com intuito de reduzir o número de jogos por jogo, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu que a partir da temporada 2000-01  se disputaria apenas um jogo para atribuição do troféu, em campo neutro escolhido pela própria.

Supertaça Cândido de Oliveira

Vencedores da Supertaça Cândido de Oliveira

O FC Porto é o maior campeão com 20 títulos, tendo o único a ganhar o troféu cinco anos consecutivos, 2009 a 2013.

Veja também a lista de todos os clubes finalistas no botão abaixo:

Download

Deixe seu Comentário